Agrupamento de Escolas Júlio Dinis | Nasce
20037
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Nasce

NÚCLEO ALARGADO DE SUPORTE À COMUNIDADE EDUCATIVA

Equipa Técnica 2020/2021

SÍLVIA MARQUES SILVA (Psicóloga Escolar) – Coordenadora

MANUEL ANTÓNIO OLIVEIRA (Psicólogo Escolar)

GABRIELA GOMES LONGO (Psicóloga Escolar)

ANA ADELAIDE CARDOSO (Educadora Social)

ALEANDRA SOFIA OLIVEIRA (Animadora Sociocultural)

VANESSA ALMEIDA (Mentora Teach For Portugal)

MARIANNA SERRANO (Mentora Teach For Portugal)

Segue o SPO nas Redes Sociais

Cartaz Mega-evento

O NASCE conta com profissionais de diversas áreas, provenientes de parcerias e projetos aos quais o AEJD se associou, nomeadamente com Câmara Municipal de Gaia e a Teach for Portugal, PIICIE (Programa Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar) e PNPSE (Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar).

O Serviço de Psicologia e Orientação tem como objetivos contribuir para a concretização da equidade de oportunidades, para a promoção do sucesso educativo e para a aproximação entre a família, a escola e o mundo de atividades profissionais.

Este serviço desenvolve atividade, direta ou indireta, no âmbito do apoio psicopedagógico, da orientação escolar e vocacional, da consultoria e do desenvolvimento do sistema de relações da comunidade educativa.

A Educação Social analisa e intervém na participação de segmentos da sociedade, sempre com suporte de projetos educativos, que têm como objetivo principal a Educação Não-formal, ou seja, o saber-estar, saber-fazer, e o saber-ser, em parceria com entidades sociais locais e priorizando o contacto individualizado ou coletivo entre a Escola e a Família, em diversos contextos sociais.

A Teach For Portugal é uma organização portuguesa sem fins lucrativos que pertence à rede internacional Teach For All. Tem como objetivo diminuir a desigualdade educativa e proporcionar às crianças de meios mais desfavorecidos a oportunidade de atingirem o seu máximo potencial, colocando-os num caminho de oportunidades que trará impacto nas suas vidas a curto prazo e nas escolhas que farão para o futuro. A Escola Básica Júlio Dinis recebe dois mentores que têm apoiado professores dentro da sala de aula, mas também dinamizado atividades para a comunidade.

A Terapia da Fala é a área da saúde que atua na prevenção, avaliação, intervenção e estudo das perturbações da comunicação. O terapeuta da fala é o profissional que identifica e avalia crianças (ou adultos) com dificuldades de comunicação como linguagem falada e escrita, dificuldades de fala, gaguez, distúrbios de voz, leitura e deglutição. Estas atividades são realizadas em estreita colaboração com os docentes e as famílias, muitas vezes em contexto natural.

A Mediação Escolar desempenha um papel fundamental para a prevenção e resolução de conflitos. O principal objetivo é que todos os elementos que compõem a comunidade educativa possam intervir ativamente, contribuindo para a resolução de conflitos. Trabalhar os conflitos escolares através da mediação permite que os mesmos sejam entendidos como inevitáveis e naturais, sendo concedido aos intervenientes espaço para que o possam solucionar. Desta forma a mediação escolar permite: promover uma melhor comunicação, um ambiente escolar mais satisfatório, formação das crianças e jovens e proteção das relações sociais. Em conclusão, pode dizer-se que o papel do mediador, em contexto escolar, é o de apoiar e facilitar o diálogo entre os mediados, promovendo comportamentos assertivos.