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Agrupamento de Escolas Júlio Dinis | Nasce
20037
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Nasce

NÚCLEO ALARGADO DE SUPORTE À COMUNIDADE

Contacto correio eletrónico

nasce@aejuliodinis-grijo.pt

Equipa Técnica 2023/2024

Alexandra Oliveira (Animadora Socioeducativa – Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário – 18h)
Ana Cardoso (Educadora Social – 25h)
Cátia Sousa (Educadora Social – Educação com Sucesso – 35h)
Diana Silva (Terapeuta da Fala – Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário – 10h)
Diana Sousa (Psicóloga Educacional – Educação com Sucesso – 35h)
Elisabete Neves (Educadora Social – 10h)
Gabriela Longo (Psicóloga Educacional Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário – 35h)
Isabel Silva (Assistente Social – Educação com Sucesso – 35h)
Joana Santos (Terapeuta da Fala Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário – 25h)
Manuel Oliveira (Psicólogo Educacional – 18h)
Maria Lacerda (Mentora Pedagógica – Teach For Portugal – 30h)
Mariana Sousa (Mediadora Socioeducativa – Educação com Sucesso – 35h)
Sílvia Marques (Psicóloga Educacional – 35h) – Coordenadora

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NASCE

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O NASCE conta com profissionais de diversas áreas, provenientes de parcerias e projetos aos quais o Agrupamento de Escolas Júlio Dinis se associou, nomeadamente com Câmara Municipal de Gaia, o Instituto António Padre Vieira – Academia de Líderes Ubuntu e a Teach for Portugal, PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) e PNPSE (Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar). A sua ação está organizada em três eixos: Eixo I – apoio psicológico, psicopedagógico e socioeducativo; Eixo II – apoio ao desenvolvimento de sistemas de relações da comunidade educativa; Eixo III – desenvolvimento de carreira.
Caso pretenda sinalizar alguma situação ao NASCE, por favor preencha o seguinte
questionário: https://forms.gle/Tv5kPkck2f13RfjK9
As sinalizações são analisadas em equipa e poderão estar sujeitas a lista de espera, conforme a valência.

SPO

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O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) tem como objetivos contribuir para a concretização da equidade de oportunidades, para a promoção do sucesso educativo e para a aproximação entre a família, a escola e o mundo de atividades profissionais.
Este serviço desenvolve atividade, direta ou indireta, no âmbito do apoio psicopedagógico e apoio psicológico, do desenvolvimento socioemocional e vocacional, da consultoria e do desenvolvimento do sistema de relações da comunidade educativa.

EDUCAÇÃO SOCIAL

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A Educação Social analisa e intervém na participação de segmentos da sociedade, sempre com suporte de projetos educativos, que têm como objetivo principal a Educação Não-formal, ou seja, o saber-estar, saber-fazer, e o saber-ser, em parceria com entidades sociais locais e priorizando o contacto individualizado ou coletivo entre a Escola e a Família, em diversos contextos sociais.

ANIMAÇÃO SOCIOEDUCATIVA

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A Animação Socioeducativa na escola desempenha um papel crucial no desenvolvimento integral dos alunos. Por meio de atividades lúdicas e educativas, esta abordagem visa promover a aprendizagem significativa, o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, bem como o fortalecimento da autoestima e da autoconfiança dos estudantes.
Essa prática envolve a criação de espaços e atividades que estimulem a participação ativa, a criatividade e a expressão dos alunos, contribuindo assim para um ambiente escolar mais inclusivo e motivador. Além disso, a Animação Socioeducativa na escola por meio de projetos – Academia de Líderes Ubuntu, aborda temas relevantes como cidadania, direitos humanos, resolução de conflitos e responsabilidade social, proporcionando aos jovens ferramentas para se tornarem cidadãos conscientes e ativos em suas comunidades.

TERAPIA DA FALA

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A Terapia da Fala é a área da saúde que atua na prevenção, avaliação, intervenção e estudo das perturbações da comunicação e da linguagem. No Agrupamento de Escolas Júlio Dinis – Grijó, a valência está associada ao projeto Pontes para a Inclusão e trabalha diretamente com as crianças das comunidades ciganas locais com os objetivos gerais de promover a melhoria da comunicação e uma maior inclusão no contexto escolar.

MENTORIA PEDAGÓGICA

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A Escola Básica Júlio Dinis tem recebido, desde 2019/2020, Mentores Pedagógicos que apoiam professores dentro da sala de aula, mas também dinamizado atividades para a comunidade. Esta possibilidade é fruto da parceria do Agrupamento com a Teach For Portugal – uma organização portuguesa sem fins lucrativos que pertence à rede internacional Teach For All. Esta tem como objetivo diminuir a desigualdade educativa e proporcionar às crianças de meios mais desfavorecidos a oportunidade de atingirem o seu máximo potencial, colocando-os num caminho de oportunidades que trará impacto nas suas vidas a curto prazo e nas escolhas que farão para o futuro.

SERVIÇO SOCIAL

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O trabalho do Assistente Social na escola está inserido na educação por meio de programas de combate ao insucesso escolar e abandono escolar, relaciona as pessoas com as estruturas sociais para responder aos desafios da vida e à melhoria do bem-estar social. Colabora/articula para o desenvolvimento das crianças e jovens nas suas diferentes dimensões: individual, familiar, escolar e social.

MEDIAÇÃO SOCIOEDUCATIVA

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A Mediação Socioeducativa desempenha um papel fundamental para a prevenção e resolução de conflitos e tem como objetivo máximo melhorar os resultados a diferentes níveis, tais como relacional, académico e comportamental. A sua principal estratégia passa pela promoção, junto de todos os elementos que compõem a comunidade educativa, de uma contribuição ativa para a resolução de conflitos.

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