Agrupamento de Escolas Júlio Dinis | Clube UBUNTU
21562
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-21562,page-child,parent-pageid-15831,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1200,qode-theme-ver-13.1.2,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.5,vc_responsive
 

Clube UBUNTU

O Clube Ubuntu Nasceu no ano letivo de 2020/2021. Insere-se numa medida mais abrangente, a Academia Ubuntu – no âmbito do Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE).

O método Ubuntu leva-nos ao desenvolvimento de cinco competências chave, centrais do desenvolvimento humano: tornar-se pessoa. A primeira etapa foca-se nas competências pessoais [Autoconhecimento, Autoconfiança e Resiliência] e a segunda, reforça competências sociais e relacionais [Empatia e Serviço].

É a partir deste método que o Clube se desenvolve.

Responsáveis pelo Clube

Alexandra Oliveira – Animadora Sociocultural

Gabriela Longo – Psicóloga

PRINCIPAIS OBJETIVOS

 

  • Dar continuidade ao trabalho desenvolvido durante as Semanas Ubuntu (com os 8ºanos).
  • Desenvolver atividades e projetos que sirvam os 5 pilares.
  • Promover a interação entre os membros do Clube (de várias turmas)e também entre toda a comunidade educativa, privilegiando a implementação da filosofia UBUNTU na escola.
  • Criar uma rede de parceiros que possam ajudar ao desenvolvimento de projetos que respondam às necessidades da escola e da comunidade (exemplo: criação do Gabinete SPO).

DIA / HORÁRIO

4ª feira  –  das 14:30h-16:00h

“Tudo parece impossível até que seja feito”

Nelson Mandela

ATIVIDADES DO CLUBE

 

O Clube Ubuntu desenvolve-se a partir de um Manual criado pela Academia de Líderes Ubuntu, que oferece um conjunto de dinâmicas, conceitos e projetos a trabalhar, estruturado na Metodologia UBUNTU.

É na intervenção do clube e partindo da Dinâmica “World Cafe” realizada nas Semanas Ubuntu (em que os alunos participantes são convidados a identificar necessidades relativas a 3 domínios: espaço da escola, alunos da escola e comunidade envolvente) que se desenvolvem estas ideias, transformando-as em ações.

O Clube Ubuntu foi pensado de forma a ser um espaço onde a voz e as ações dos alunos têm lugar! No final do ano letivo temos um Campo de Férias espetacular onde desenvolvemos um conjunto de atividades no exterior relacionadas com os pilares Ubuntu.

O que quer dizer Ubuntu?

A palavra “UBUNTU” é uma combinação de dois termos: “Ntu”, que significa pessoa e “Ubu”, que significa tornar-se.

 

O que é a Academia de Líderes Ubuntu?

A Academia de Líderes Ubuntu é um projeto de educação não-formal orientado para a capacitação de jovens com elevado potencial de liderança, provenientes de meios desafiantes ou que neles queiram trabalhar. Pretende-se acompanhar, facilitar, enriquecer e consolidar o desenvolvimento de cada participante enquanto líder ao serviço da comunidade, promovendo competências humanas e técnicas relevantes para o seu percurso de vida

 

Qual o enquadramento do Ubuntu no Município de Vila Nova de Gaia?

O projeto Academia de Líderes Ubuntu Escolas — DLBC (Desenvolvimento Local de Base Comunitária) de Gaia é desenvolvido ao abrigo da candidatura ao Aviso nº NORTE-40-2018-40“ – Medidas Educativas orientadas para a promoção do sucesso educativo e para a prevenção do abandono escolar no âmbito dos DLBC Urbanos”.

 

Em que consiste o método Ubuntu?

O método Ubuntu aposta no desenvolvimento de cinco competências centrais, que trabalham o Autoconhecimento, Autoconfiança e Resiliência, a Empatia e Serviço. As primeiras três dimensões são mais individuais e as duas últimas mais relacionais.

Embora se dê especial enfoque às cinco competências referidas, a Academia de Líderes Ubuntu é um espaço onde se privilegia a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos participantes, promovendo outras competências como o trabalho de equipa, o pensamento crítico e autorreflexivo, a comunicação, a resolução de problemas, entre outras.

A Academia Ubuntu na Júlio Dinis

A Academia Ubuntu na Júlio Dinis está enquadrada a partir do PNPSE – Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar e tem as seguintes metas:

 

  • Desenvolvimento de uma geração de sentido e propósito de vida, para maior investimento dos estudantes no seu percurso escolar;
  • Reforço de uma ética do cuidado (cuidar de si, cuidar dos outros e cuidado do planeta);
  • Reforço de competências sócio-emocionais associadas aos pilares Ubuntu (Autoconhecimento, autoconfiança, resiliência, empatia e serviço);
  • Desenvolvimento de competências de liderança servidora dos estudantes tendo em vista o serviço à comunidade educativa e local.

 

Tem também os seguintes objetivos:

  • Melhoria do sucesso educativo, quer nos resultados evidenciados, quer em indicadores correlacionados (auto-avaliação qualitativa dos participantes, avaliação qualitativa dos docentes e diretores de turma);
  • Os participantes na medida Academia Ubuntu reduzem as ocorrências disciplinares e aumentam a assiduidade. Empenham-se em ações de serviço à comunidade educativa, nomeadamente de voluntariado e de mentoria dos estudantes mais novos.

 

Que ações são desenvolvidas?

  • Formação de educadores do Agrupamento, na metodologia Ubuntu, com a participação numa Oficina de 50h de formação, promovida pelo IPAV em parceria com a Escola Superior de Educação Paula Frassinetti;
  • Desenvolvimento de Semanas Ubuntu com todas as turmas dos 8ºanos;
  • Desenvolvimento do Clube Ubuntu;
  • Ações para a Comunidade Educativa.