Agrupamento de Escolas Júlio Dinis | Plano Nacional Cinema
21652
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-21652,page-child,parent-pageid-15831,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1200,qode-theme-ver-13.1.2,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.5,vc_responsive
 

Plano Nacional Cinema

PNC

EM 1895, OS IRMÃOS AUGUSTE E LOUIS LUMIÈRE REALIZARAM A PRIMEIRA EXIBIÇÃO COMERCIAL DE CINEMA, NO ENTANTO, A POSSIBILIDADE DE CRIAÇÃO DO CINEMA FOI RESULTADO DO ESFORÇO DE VÁRIOS INVENTORES QUE TRABALHAVAM PARA CONSEGUIR REGISTAR  IMAGENS EM MOVIMENTO.

cinema pb

O Agrupamento de Escolas Júlio Dinis passou a integrar o Plano Nacional de Cinema (PNC) no ano letivo 2021/2022 – Protocolo Institucional operacionalizado pela Direção-G da Educação (DGE), pelo Instituto do cinema e do Audiovisual (ICA) e pela Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema (CP_MC).

O PNC está previsto como um programa de literacia para o cinema e de divulgação de obras cinematográficas  junto do público escolar. Pretende-se que o aluno através das produções cinematográficas, estabeleça diálogo entre a narrativa do cinema e as diversas aprendizagens em contexto escolar tendo em vista o perfil dos alunos.

Para operacionalizar estes objetivos serão promovidas sessões de cinema em contexto escolar, de filmes passíveis de estudo.

cinema cores

Professoras Responsáveis pelo Projeto: 

Margarida Fortuna e  Margarida Fontoura

De 8 a 14 de novembro de 2021

CINANIMA vai às Escolas é um programa integrante da 45ª Edição do CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho que tem como objetivo a divulgação do cinema de animação ao público escolar.

Durante a projeção, irão tomar contacto com várias propostas de animação (curtas metragens)

Sem-Titulo-1