Agrupamento de Escolas Júlio Dinis | Clube Ciência Viva
19112
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-19112,page-child,parent-pageid-15831,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1200,qode-theme-ver-13.1.2,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.5,vc_responsive
 

Clube Ciência Viva

1A

Equipado com seus cincos sentidos, o homem explora o universo ao seu

redor e dá à aventura o nome de ciência. —  Edwin Powell Hubble

Professor Responsável pelo clube

Patrícia Campos

SOMOS CIÊNCIA

Este projeto visa contribuir para a promoção da literacia científica e tecnológica dos alunos e da comunidade educativa, facultando ambientes formais e não formais de aprendizagem que estimulem o entusiasmo pela ciência e pela aprendizagem ao longo da vida. Pretende proporcionar o contacto com a ciência em diferentes domínios, estabelecendo pontes com outras áreas do saber, promovendo a interdisciplinaridade, articulação e colaboração. Alicerçado no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, é um espaço importante de desenvolvimento de um conjunto de competências diversas que ultrapassam as fronteiras disciplinares, com vista à promoção do sucesso escolar.

OBJETIVOS DO PROJETO

  • Proporcionar aos alunos experiências diversificadas, na escola ou fora dela, de forma a abordar os conteúdos de cada área do saber de forma transversal, associando-os a situações e problemas presentes no quotidiano da vida do aluno.
  • Promover atitudes científicas como a previsão, observação, pesquisa, questionamento, espírito crítico, argumentação, análise/reflexão e espírito de abertura.
  • Fomentar a cooperação, partilha, colaboração e o trabalho de livre iniciativa.
  • Incentivar uma consciência ambiental que permita uma intervenção positiva no meio escolar e na comunidade.
  • Desenvolver nos alunos competências:

– compreender processos e fenómenos científicos;

– manipular e manusear materiais e instrumentos diversificados;

– interpretar informação, planear e conduzir pesquisas, numa dinâmica de resolução de        problemas

Neste sábado, 23 de janeiro, entre as 10h00 e as 18h30, irá ocorrer o 1.º Fórum Nacional de Clubes Ciência Viva na Escola.

A partir do hall virtual do Pavilhão do Conhecimento será possível navegar entre os projetos de mais de 200 Clubes, entre os quais o da nossa escola, ouvir testemunhos de quem participa ativamente nestes espaços, conhecer os Centros Ciência Viva, e descobrir alguns dos parceiros deste projeto. Ao longo da emissão haverá ainda tempo para visitas guiadas, conversas em direto com investigadores e jornalistas, debates e pequenos workshops.
Consulte o programa completo, inscreva-se (no dia da emissão) e assista à transmissão online em: https://clubescienciaviva.virtualarena.pt

Esta iniciativa é aberta a todos…

Semana da Ciência
Semana da Ciência (dia 2)
Semana da Ciência (dia 3)
Semana da Ciência (dia 4)
Semana da Ciência (dia 4)

CIÊNCIA NOS INTERVALOS

PAUSA PARA CIÊNCIA

Subprojeto de dinamização dos “tempos mortos” dos intervalos, com o objetivo de despertar e motivar os alunos para a Ciência.

A participação dos alunos no Clube Ciência Viva, com a investigação e preparação de atividades práticas simples e apelativas, divulgadas à comunidade escolar nos intervalos.

A área é um espaço de partilha e aprendizagem entre todos os elementos da comunidade escolar.

CIÊNCIA NA TELEVISÃO

Divulgação, na TV do átrio da escola, de programas educativos em que a ciência seja veiculada de uma forma apelativa e acessível.

CIÊNCIA ESTÁ NA ESCOLA

REALIZAÇÃO DE EXPOSIÇÕES

Cientistas… de ontem e de hoje

Semana da Ciência e da Tecnologia, 24 a 30 de novembro de 2019

DIA DO AGRUPAMENTO

Amostra das nossas atividades para toda a comunidade

CIÊNCIA NO LABORATÓRIO

ATIVIDADES PRÁTICAS

Realização de atividades práticas experimentais / laboratoriais.