Agrupamento de Escolas Júlio Dinis | Provas Nacionais
19978
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-19978,page-child,parent-pageid-15556,qode-listing-1.0.1,qode-social-login-1.0,qode-news-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1200,qode-theme-ver-13.1.2,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.5,vc_responsive
 

Provas Nacionais

Tenha acesso a toda a informação necessária

PLATAFORMA DE INSCRIÇÃO ELETRÓNICA EM PROVAS E EXAMES – PIEPE

A aplicação informática “PLATAFORMA DE INSCRIÇÃO ELETRÓNICA EM PROVAS E EXAMES – PIEPE” disponibilizada a todos os alunos candidatos à realização de provas e exames dos ensinos básico e secundário.
O prazo das inscrições para a realização dos exames finais nacionais e das provas de equivalência à frequência dos ensinos básico e secundário decorre nas datas publicadas no Despacho Normativo n.º 7-A/2022, de 24 de março, correspondente a 8 (oito) dias úteis, no período de 25 de março a 04 de abril de 2022.
Este manual visa apoiar o preenchimento da inscrição por parte do encarregado de educação ou do aluno quando maior de idade esclarecendo sobre todos os procedimentos da inscrição eletrónica.
Após a submissão da inscrição na PIEPE, os serviços de administração escolar procedem à validação das inscrições até aos 4 dias úteis seguintes aos prazos fixados nos Quadros I e II do Despacho Normativo n.º 7-A/2022, de 24 de março.
Nas situações em que há lugar ao pagamento da inscrição, nos termos previstos no artigo 8.º do normativo supracitado, a validação da inscrição fica provisória, convolando-se a inscrição em definitiva após o respetivo pagamento.
A retificação da inscrição on-line, quando solicitada pela escola, terá de ocorrer nos 2 dias úteis seguintes ao pedido de retificação.
Para que a inscrição seja realizada com sucesso, deve prestar especial atenção aos seguintes pontos:
a) A inscrição nas provas e exames é realizada através de formulário eletrónico;
b) O encarregado de educação ou o aluno quando maior é o único responsável pelos dados introduzidos no processo de inscrição;
c) O encarregado de educação ou o aluno quando maior deve garantir que todos os dados e documentos necessários estão disponíveis para a validação da inscrição pela escola de inscrição.

PROVAS DE AFERIÇÃO

As provas de aferição são realizadas pelos alunos do 2.º ano, 5.º ano e 8.º ano do ensino básico

Realizam-se entre 2 de maio e 20 de junho – conforme calendário

PROVAS FINAIS

As provas finais são realizadas pelos alunos do 9.º ano do ensino básico

Realizam-se entre 17 de junho e 22 de julho – conforme calendário

PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

As provas de equivalência à frequência são realizadas pelos alunos do ensino básico

Realizam-se entre 17 de junho e 29 de julho – conforme calendário